top of page

REDATOR WEB - Tudo sobre a profissão

Atualizado: 4 de mar. de 2022


Um redator web produz conteúdo digital escrito.








O que faz um redator web?


Em suma, um redator web produz textos - artigos para blogs, sites e demais mídias sociais. Ele produz conteúdo digital escrito. Podendo ser contratado por agências ou trabalhar por conta própria, como freelancer. O que é bem comum nos tempos atuais.


O redator web pode ter as mais variadas formações acadêmicas, visto que seu trabalho é produzir conteúdo diversificado. Ou seja, sobre diferentes assuntos. Também pode não ter formação acadêmica alguma, já que o que ele realmente precisa é ter domínio da escrita. Também é importante ter certo conhecimento sob algumas ferramentas digitais, imprescindíveis para quem trabalha com produção de conteúdo - como estratégias de marketing digital, SEO, comunicação persuasiva voltada à vendas, etc.



Vantagens de contratar um redator web



A principal e mais importante vantagem de contratar um redator web é que através dos seus serviços, você poderá gerar tráfego gratuito para o seu site ou blog. Tendo em vista que o tráfego orgânico gerado por uma boa produção de conteúdo, proveniente de uma boa redação, com boas técnicas de copywriting e SEO é absolutamente mais rentável, visto que o tráfego orgânico é gratuito. Ou seja, você não precisa, necessariamente, investir em anúncios pagos para gerar tráfego para seu site ou blog.


Além disso, contratar um redator para escrever os artigos do seu site ou blog lhe poupará tempo e serviço. Serviço esse que muitas vezes você não tem habilidade necessária para exercer.



Em quais áreas um redator web pode atuar?


Um redator pode atuar nas mais variadas áreas, desde que ele tenha determinado conhecimento sobre o assunto ao qual se dispuser a escrever. Seja para nichos de emagrecimento, moda, beleza, economia, marketing, saúde e bem estar, marketing de afiliados, etc. O importante é que ele escreva com a persuasão e conhecimentos necessários para atrair e gerar uma boa audiência para seu site ou blog. E isso ele provavelmente já tem, visto que sua especialidade é escrever.


Por esse motivo, se você possui um negócio e está pensando em trazê-lo para o mundo virtual, através da criação de um site ou blog, até mesmo de uma conta nas redes sociais como Instagram e Facebook, investir em um profissional da área é uma excelente escolha. Ele manterá o material atualizado, abordará os mais variados temas referentes ao produto que você pretende divulgar de forma assertiva e ainda ajudará a gerar tráfego orgânico (gratuito) para o seu site ou blog, através das técnicas e do conhecimento que ele possui, em termos de escrita voltada para web.


Enquanto isso, você pode se preocupar com outras demandas que ter um negócio exposto no meio virtual exige e continuar gerindo sua empresa com a tranquilidade de ter alguém que faça esse serviço para você.



Quanto cobra um redator web?


O valor cobrado por um redator web varia muito, dependendo de diferentes fatores, mas geralmente os textos são cobrados pela quantidade de palavras contidas nele. Alguns cobram também pela quantidade de artigos contratados, conforme prazo de entrega.


Mas de uma maneira geral, o valor de um trabalho de um redator web se da pela qualidade dos artigos que escreve. Ou seja, os textos redigidos precisam responder as principais questões procuradas pelo público-alvo ao qual deseja atingir. Precisam ser informativos e claros, pois é isso que conquistará uma audiência fiel.


E é isso que os contratantes procuram ao contratar um redator: atingir um público específico e fidelizá-lo a ponto de tornar, se não todos, boa parte deles em clientes, consumidores dos serviços e/ou produtos oferecidos.




4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page